Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

segunda-feira, 19 de outubro de 2009


Ter o intestino preso é um problema que atingi milhares de mulheres em todo o mundo. Eu já ouvi diversas vezes minha namorada, mãe e irmã reclamarem que estão com dificuldades de ir ao banheiro, com a barriga inxada e sentindo aquele mal-estar danado.

Então decidi escrever este post para ajudar quem sofre com este problema. Com dicas e informações que funcionaram com a minha irmã.

A primeira delas: Bactérias probióticas.

O que são bactérias probióticas?

Os probióticos são alimentos aos quais foram adicionadas culturas probióticas, ou seja, suplementos microbianos (bactérias benéficas ao organismo) que, quando ingeridos vivos, em quantidades adequadas, conferem benefícios para a saúde através da melhoria da flora intestinal.

Os iogurtes são um exemplo de alimento a ser adequadamente enriquecidos com culturas probióticas.

Quais as funções da flora intestinal?

A flora intestinal desempenha um papel extremamente importante na manutenção da saúde. Por essa razão alterações do seu equilíbrio podem provocar desordens intestinais e potenciar o aparecimento de doenças.

O principal objectivo do uso de probióticos é aumentar o número e a actividade dos microorganismos intestinais com propriedades úteis ao organismo, pois estes exibem capacidade de:

·prevenir disfunções imunológicas
·prevenir a infecção por microorganismos patogénicos
·manter a integridade da função da barreira intestinal
·influenciar positivamente o metabolismo intestinal

Para que as bactérias possam exercer os seus efeitos benéficos, é necessário que atinjam o intestino grosso, permanecendo viáveis. A administração de bactérias através do consumo de iogurtes, permite que grande parte destas atinja o cólon na sua forma viável.

Para além, dos benefícios para a saúde, as culturas probióticas, também podem contribuir para melhorar o sabor do produto final, levando à produção de iogurtes muito agradáveis.

Mais benefícios dos iogurtes probióticos

Digestibilidade

Os probióticos melhoram a digestibilidade dos produtos aos quais são adicionados, através, principalmente, de um aumento da digestibilidade de proteínas, gorduras e açúcares e facilitam a absorção de cálcio e ferro.

Os iogurtes probióticos podem ter efeitos benéficos em situações patológicas:

Intolerância à lactose – esta é uma situação frequente na nossa população, devida à deficiência da enzima que degrada este açúcar. Os iogurtes, nomeadamente os probióticos, apresentam um teor menor de lactose. Tal facto deve-se ao processo de fermentação conduzido pelas bactérias na sua composição.

Diarreia – têm sido sugeridos benefícios do uso de probióticos na prevenção e tratamento dos diferentes tipos de diarreia.

Doença Inflamatória do Intestino – existem dois tipos de doenças inflamatórias do intestino: Colite Ulcerosa e Doença de Crohn. Estas doenças caracterizam-se por uma inflamação crónica do intestino e a utilização de probióticos parece promissora principalmente na prevenção da doença e dos episódios de recorrência.

Obstipação- o trânsito intestinal irregular é um problema que afecta significativamente as pessoas em determinadas fases do ciclo de vida, os probióticos parecem ser úteis nestas situações.

Redução dos níveis de colesterol – são cada vez mais promissores os resultados relativos à diminuição do colesterol pelas bactérias probióticas. Vários trabalhos sugerem que o consumo de probióticos diminui o colesterol total e a fracção LDL. Para além disso, estudos recentes revelam um aumento dos níveis de colesterol HDL, o “bom”colesterol, com o consumo de iogurtes probióticos.

Prevenção de alguns tipos de cancro – os probióticos podem inibir a formação de algumas enzimas bacterianas envolvidas na síntese de possíveis substâncias cancerígenas. No entanto, é necessária a realização de mais investigação para que os probióticos sejam considerados protectores contra o cancro do cólon.

Sistema Imunológico – os probióticos apresentam ainda vantagens a este nível, devido à melhoria da resposta imune.

Os probióticos são assim, um importante avanço no campo da alimentação e da prevenção da saúde.

Os iogurtes probióticos, além disso, apresentam ainda características organolépticas muito agradáveis, sendo o seu consumo recomendado a toda a população e em especial àqueles que apresentam alguma das patologias mencionadas.

Segunda dica: Alimentos que podem te ajudar a fazercoco“.

Além dos iogurtes probióticos, uma alimentação adequada pode acabar de vez com esse problema. Como por exemplo: comer mamão no café da manhã, é saudável e ajuda o intestino.

Aveia, é ótima para “diluir” o bolo fecal. Frutas sempre! Pois são ricas em fibras, como por exemplo: ameixa e maça com casca. Já a banana e a goiaba, são conhecidas por prenderem o intestino. Por isso cuidado!

Como bastante legumes e principalmente verduras. E por fim substitua biscoitos, pães e bolos tradicionais por integrais.

Espero ter ajudado. Deixe vocês também suas dicas que funcionaram com você.



0 comentários:

Postar um comentário

 
Pura Beleza Femenina. Design by Wpthemedesigner. Converted To Blogger Template By Anshul Tested by Blogger Templates.